top of page

Como construir bons hábitos (e torná-los parte de quem você é)

  • Foto do escritor: Marianna Cunha
    Marianna Cunha
  • há 6 dias
  • 3 min de leitura


A gente sabe que mudar de comportamento pode ser muito difícil. Mas, e se eu te dissesse que você não precisa começar com uma grande virada?

O livro Hábitos Atômicos, do James Clear, explora como as menores mudanças podem produzir grandes resultados com consistência. Reuni seis princípios do livro que aplico no meu dia a dia e que podem te ajudar a criar mudanças reais.



1. Identidade vem antes da meta

É importante ter metas que tenham um sentido para você e formar um passo-a-passo para incorporá-las ao seu modo de vida. Metas que tenham a ver com sua identidade e com o que você busca e valoriza. Dessa forma, estes hábitos se tornarão parte de você mais facilmente.

💬 “Gosto de aventuras e amo subir montanhas. A corrida começou como preparação para esses momentos. Hoje, depois de alguns anos, este hábito de me exercitar faz parte de mim e já não é grande esforço (Só às vezes! haha). É quase automático — e me sinto tão bem!”

Quando a meta tem a ver com sua identidade, ela se integra à sua vida com muito mais leveza. Reflita: quem você quer ser? E quais hábitos combinam com essa versão de você?



2. Empilhamento de hábitos

Colocar um novo hábito junto de algo que você já faz funciona como um lembrete natural. Vincule um novo hábito a uma rotina que você já tenha.

💬 “Na hora de dormir, enquanto fecho as janelas, já encho minha garrafa de água e separo minhas vitaminas para o dia seguinte. Minha manhã é super corrida, então isso facilita demais.”

Essa técnica ajuda a tirar o esforço da equação e aumenta suas chances de manter o novo comportamento.



3. Organize seu ambiente a seu favor

Seu espaço influencia suas decisões. Itens necessários para formar bons hábitos precisam estar visíveis e acessíveis. Você chegará mais rápido, pois o ambiente te ajudará a não depender da memória e da motivação e vai te estimular visualmente a caminhar em direção à sua meta.

💬 “Tenho um um local organizado com minhas coisas de corrida. Mantenho algumas medalhas que me fazem lembrar a sensação incrível de chegar, apesar do esforço, da dor e do cansaço. Elas me ajudam a acessar aqueles momentos únicos, dando mais sentido às conquistas diárias.”

Ambientes bem pensados funcionam como aliados invisíveis dos seus hábitos.



4. Melhor 1% a cada dia

Imagine que você melhore 1% por dia em algo que se dedique. Esses pequenos avanços diários vão resultar em uma mudança expressiva, relevante e profunda. Não subestime o poder dos pequenos passos.

💬 “São como os juros compostos! Transformei minha meta de ler vários livros por ano em ler 10 minutos por dia. É um tempo fácil de encaixar, e já vejo progresso. Pequenos hábitos diários acumulam grandes resultados.”

Mantenha a consistência e veja o efeito cumulativo ao longo de 1 ano.



5. A regra dos dois minutos

A forma mais fácil de iniciar um novo hábito é quebrando a barreira inicial da resistência (onde quer que ela esteja para você): priorizando as ações mais simples, nos concentramos e isso permite superar a procrastinação e a sensação de impotência.

💬 “Para projetos difíceis, eu gosto de imaginar 3-4 passos bem pequenos que preciso realizar para pegar ritmo. Esses pequenos passos - como marcar uma reunião, definir as primeiras datas, fazer um rascunho devem tomar até 2 minutos para serem impossíveis de se ignorar. Isso tira o peso inicial e me coloca em movimento.”

Dois minutos é o tempo necessário para dar o primeiro passo — e isso já muda tudo.



6. Crie um sistema (e não só um objetivo)

Objetivos são importantes, mas sistemas sustentam a rotina. Um lembrete para valorizar mais o caminho do que o destino. Atingir o objetivo passa a ser uma consequência. Quando a ação vira parte do seu fluxo, ela acontece com mais facilidade.

💬 “Meus treinos na academia são sempre no fim dos dias em que estou no escritório. Antes de voltar pra casa, já passo lá. Está no meu sistema — e se encaixa melhor na rotina do que sair de casa só pra isso.”

Encaixe seus hábitos no seu contexto atual. Isso é chave para mantê-los vivos.



Criando mudanças positivas

Mudar é difícil, mas com pequenos ajustes e consistência, a transformação acontece. Se você está buscando criar mudanças positivas como exercícios, alimentação saudável, estudos e produtividade, aplique esses princípios nessa área da sua vida e desenhe seu ambiente e rotina para ser fácil e recompensador.

🔁 Me conta: qual hábito você está tentando construir agora?

 
 
 

Commentaires


bottom of page